bioplastia

IN ES BR

Central de Atendimento

AGENDAR CONSULTA

De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábado, das 9h às 14h.

Certificações

Certificação CNPQ
Certificação empresa CNPq.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Equilíbrio hormonal com nutrologia

Nutrologia para regulação hormonal pode prevenir e controlar problemas como ansiedade, estresse, perda de memória, oscilação de humor, funcionamento do intestino, distúrbios do sono, diminuição da libido, ganho de peso, cansaço e até queda de cabelo.

A alimentação está diretamente ligada à produção de hormônios, mensageiros químicos que se ligam às células regulando o funcionamento dos órgãos. Industrializados e carboidratos refinados causam disfunções em órgãos produtores, como o pâncreas, que produz o hormônio da insulina. O papel da nutrologia é desenvolver a medicina sob a ótica da prevenção através da mudança de hábitos na dieta, incluindo vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes, e claro, atividade física.

Nutrologia pra tratamento do stress e diminuição do cansaço

O estresse, o cansaço e a dificuldade de dormir são os problemas mais frequentes na rotina do mundo moderno. Para oferecer uma reação rápida em momentos de ansiedade o corpo produz um hormônio chamado cortisol. O foco permanente no trabalho e a falta de momentos de lazer gera uma produção contínua de cortisol que em excesso pode ocasionar uma grande variedade de problemas, como ganho de peso, aumento da circunferência abdominal, inchaço, elevação dos níveis de açúcar no sangue, diabetes, osteoporose, irritabilidade, depressão, colesterol alto, perda de massa muscular, fraqueza, pressão alta, desaceleração do sistema imunológico e fragilidade na pele favorecendo feridas, manchas e estrias. Especificamente nas mulheres o excesso de cortisol pode aumentar os níveis de testosterona causando queda de cabelo, alteração do ciclo mentrual e dificuldade para engravidar.

A ansiedade é a principal reclamação dos pacientes e pode ser a causa de uma série de problemas, sendo na maioria das vezes o ponto de partida da avaliação nutricional. No entanto, como vimos, os hormônios são responsáveis por diversas funções e uma alimentação adequada pode ajudar a manter o funcionamento correto do organismo. A avaliação da rotina e da dieta atual do paciente são fundamentais para traçar uma reeducação alimentar com o propósito de equilíbrio hormonal. Além disso o médico nutrólogo pode solicitar exames de intolerância alimentar, bioimpedância, teste genético, dosagem hormonal na saliva e análises de sangue e de imagem.

Veja também sobre controle hormonal com nutrologia para emagrecer


clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife