bioplastia

IN ES BR

Central de Atendimento

AGENDAR CONSULTA

De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábado, das 9h às 14h.

Certificações

Certificação CNPQ
Certificação empresa CNPq.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Peeling Exoderm

Esfoliação profunda tem efeitos similares ao peeling de fenol

Exoderm é um peeling profundo de fenol para tratamento de manchas na pele, rugas, bigode chinês e cicatriz de acne. A resposta obtida é semelhante ao método tradicional, no entanto, a fórmula mais moderna é atenuada para produzir menos incômodo para o paciente, o que minimiza o desconforto durante o tratamento e reduz o tempo de recuperação.

O fenol é um composto químico que provoca a renovação da pele em níveis profundos ao destruir epiderme, derme papilar e derme reticular. Sua ação leva a um processo de espessamento e retração do estrato dérmico que colabora para reduzir a flacidez da nova pele após a cicatrização. Durante o processo inflamatório ocorre ainda a reestruturação das fibras de sustentação, bem como a estimulação da produção de colágeno e elastina, que irão contribuir para o lifting facial.

As primeiras experiências com peeling de fenol datam de 1882, sendo aplicadas a partir da primeira metade do século XX. O método popularizou-se nos anos 60, quando o americano Thomas Baker inventou uma maneira mais segura de utilização. Em 1986 o médico israelense Yoram Fintsi, especialista em patologias da pele, desenvolveu o peeling Exoderm, um método que reduz os possíveis danos provocados pela fórmula tradicional do peeling de fenol.

indicador de profundidade dos peelings superficial, médio e profundo, como o exoderm

O ácido fênico, como também é conhecido, é aplicado com anestesia local e eventual sedação. Ele remove as camadas da pele até atingir os vasos sanguíneos e ser neutralizado pelas secreções de defesa do organismo. No momento seguinte a região é coberta com uma máscara oclusiva que mantém a pele protegida aumentando a penetração e o efeito do tratamento. Após 24 horas é aplicada uma máscara cicatricial de Bismuto sem chumbo que protege contra infecção e ajuda a nova pele a crescer. A reepitelização da pele acontece pela migração de queratinócitos das unidades pilo-sebáceas. O rosto tem 30 vezes mais unidades pilo-sebáceas que o pescoço e o tórax, e 40 vezes mais que o dorso, braços e mãos, o que significa que a recuperação do peeling Exoderm facial é mais rápida.

Em cerca de 7 dias a descamação revela uma pele regenerada, prurido e ardor são sintomas normais, assim como uma sensação de ressecamento. O paciente pode retirar a máscara cicatricial sozinho com a ajuda de vaselina. A aparência ainda muito vermelha da pele é natural e pode persistir por até três meses, período no qual a estimulação e reorganização do colágeno é intensa.

O peeling Exoderm pode ser indicado pelo médico para o tratamento de manchas na pele, bigode chinês, rugas moderadas, sardas e acne. Sua ação também minimiza o fotoenvelhecimento, incluindo melanose e lentigo; cicatrizes de acne, traumáticas e cirúrgicas; e as feridas vermelhas chamadas de queratoses actínicas. Ao contrário dos outros métodos de esfoliação o peeling exodérmico não precisa ser realizado mais de uma vez na vida devido a sua profunda reestruturação.

Para realização do peeling exodérmico é obrigatória a realização de consulta médica presencial onde serão avaliadas as condições físicas e histórico clínico do paciente. Caso este tratamento seja indicado o paciente ainda precisa realizar exames de sangue, urina e um eletrocardiograma. Se os resultados forem negativos é iniciado o período de preparação da pele, que dura cerca de duas semanas. Só então é possível realizar o tratamento com o ácido carbólico, outra nomenclatura do fenol.

Peelings que atingem a derme reticular podem causar diferenças de pigmentação, por isso é importante seguir as recomendações do médico, e principalmente, usar bloqueador solar para diminuir a demarcação da coloração. O paciente pode retomar a vida normal entre 7 e 10 dias.


clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife