Tratamento para Espasticidade

Tratamento para espasticidade com toxina botulínica

O uso de toxina botulínica para o tratamento de espasticidade é uma forma eficaz e pouco invasiva de ajudar pessoas com problema de contratura em alguns músculos. A espasticidade, normalmente presente em pacientes que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral), é a contratura de músculos que acaba por dificultar alguns movimentos na vida cotidiana desse paciente. Com a aplicação de toxina botulínica nos músculos nos quais há espasticidade, ocorre um relaxamento dessas estruturas, o que acaba conferindo ao local mais movimento, possibilitando que o paciente retorne a fazer algumas atividades cotidianas.

A espasticidade é, portanto, um distúrbio do controle muscular que acaba resultando em músculos tensos ou rígidos que, por sua vez, perdem pouco ou completamente o movimento. Essa incapacidade de controle dos músculos é causada por alguma alteração no sistema nervoso central. Algumas doenças podem ser as grandes causadoras dessa alteração, como paralisia cerebral, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica (ELA) e Doença de Krabbe. Outro fator que causa a espasticidade nos músculos é o ACV, que pode comprometer apenas uma parte do corpo, como pernas ou braços, ou atingir todo um lado do corpo.

Alguns sintomas de espasticidade que podem ser percebidos são a contração permanente de um músculo, rigidez muscular e articular, posicionamento anormal de dedos, pulsos, braços ou ombros, dificuldade de se mover etc. É, principalmente, atuando na rigidez muscular e na dificuldade de locomoção, que a aplicação de toxina botulínica pode ajudar a tratar esse paciente.

A toxina botulínica é utilizada para diversos tratamentos e vem se tornando conhecida pelo poder de relaxar os músculos. Ela consegue tratar diversos problemas, como cefaleia e distúrbios do sono, e com a espasticidade não seria diferente. A toxina atua no músculo onde é aplicada, relaxando-o e podendo, além de diminuir dores musculares que esses pacientes relatam, proporcionar uma retomada da vida habitual, já que esses pacientes, muitas vezes, não conseguem fazer atividades rotineiras, como vestir-se tranquilamente. Quando associada a fisioterapia, especificamente para os casos de AVC, ela pode ser uma boa combinação de tratamento.

A duração do efeito da aplicação de toxina botulínica nos casos de espasticidade fica ente quatro e seis meses, podendo ser reaplicada conforme necessidade do paciente. Além disso, é um tratamento ambulato rial, sem necessidade de internação e pouco invasivo.