Manchas na pele: Com distintas formas de manifestações, podem aparecer como melasmas (marcas castanhas e irregulares), sarda branca (mancha branca de um a cinco milímetros em forma de gota redonda), mancha senil (manchas marrons, arredondadas e de diversos tamanhos), dermatite de contato (alergia de agente irritante), entre outras.
A acne, as queimaduras e os machucados são exemplos de machas na pele causadas por lesões. Caracterizam-se pelo pigmento roxo e rosado, com possibilidade de oscilar para o castanho. Isso ocorre com maior incidência em pessoas morenas ou bronzeadas, visto que o organismo armazena melanina nos locais inflamados.
O envelhecimento causado pelo passar dos anos deixa a pele mais exposta e frágil, causando o aparecimento de pintas e manchas na pele localizadas. Com o tempo, o corpo perde o potencial de filtrar as células defeituosas, o que reduz a capacidade de defesa contra as agressões solares. Desta forma, a radiação é armazenada nas células durante décadas. As melanoses actínicas, as sardas brancas nas pernas e antebraços, bem como o avermelhamento na lateral do pescoço e lesões pré-cancerosas, são exemplos clássicos de manchas na pele causadas pelo envelhecimento.
As manchas na pele que ocorrem em áreas sensíveis como as axilas e a parte interna das coxas, normalmente são dermatites ocasionadas pela utilização de desodorantes e das técnicas de depilação.
O Melasma caracteriza-se por manchas na pele castanhas que surgem na face, causadas por predisposição genética e exposição solar. Muitas vezes estão associados ao uso de anticoncepcionais ou com a gravidez.
O sol também pode provocar manchas na pele de cor castanha, ou em tons claros ou escuros, e de tamanho variável. Na maioria das ocasiões, surgem após os 40 anos, provocados normalmente pelo fotoenvelhecimento da pele.