Contato : +55 (51) 3012.4070
Acompanhamento médico alimentar
Nutróloga
Nutrólogo é o médico responsável pela adequação da dieta segundo as necessidades nutricionais e energéticas de cada indivíduo. Uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde física e mental, influenciando os procedimentos estéticos e a luta contra a balança, seja para ganhar, manter ou perder peso.
Na primeira consulta o nutrólogo realizará uma avaliação nutricional para conhecer os hábitos físicos e alimentares do paciente. A dieta de alguém que trabalha em um escritório não pode ser a mesma de um professor que trabalha em dois ou mais empregos, por exemplo.
O nutrólogo também poderá realizar ou solicitar alguns exames para ajudar na criação de um cardápio personalizado, entre eles a verificação da correta absorção de nutrientes pelo intestino. Outras análises úteis incluem medição de pressão, exames de sangue e de imagem, eletrocardiograma, teste ergométrico, verificação da dosagem direta ou indireta de vitaminas, exame de calorimetria indireta para avaliação da Taxa Metabólica de Repouso, exame de bioimpedância para análise da composição corporal e até mesmo exames mais complexos como nutrigenética e nutrigenômica.
É comum associarmos nutrologia com dieta para perder peso, no entanto, o médico nutrólogo pode influenciar diversos outros fatores da nossa saúde. Após a avaliação o médico dará início a uma reeducação alimentar, um processo gradual que nos levará a comer de uma forma melhor. Os novos hábitos não requerem a restrição de nenhum tipo de alimento, de maneira geral ele pressupõe a ingestão equilibrada de nutrientes com o fracionamento da refeições. O ideal é montar pratos coloridos nas principais refeições e realizar lanches de alto valor nutricional e com poucas calorias nos intervalos.
A alimentação está diretamente relacionada a saúde dos cabelos, por exemplo, mantendo-os fortes, hidratados, com brilho e protegendo da queda. É dos alimentos que são retiradas vitaminas, minerais, gorduras insaturadas e especialmente as proteínas, principal componente dos fios.
O envelhecimento precoce também pode ser evitado com a alimentação através do combate aos radicais livres, compostos que provocam o estresse oxidativo e morte de células saudáveis. É preciso ainda retardar a perda de colágeno para diminuir a flacidez e o aspecto cansado da pele. Tratamentos estéticos com radiofrequência são muito procurados para este fim, mas eles apresentam resultados insuficientes se não forem acompanhados de uma alimentação adequada.
Uma alimentação correta precisa estar aliada a uma rotina de exercícios para aceleração do metabolismo, proteção contra doenças e desenvolvimento da musculatura. No entanto, algumas vezes, o desenvolvimento da massa muscular pode apresentar-se inferior ao desejado caso ocorra algum problema com a absorção de nutrientes que ajudam a formar os músculos. Tratamentos específicos podem colaborar para que o intestino volte a reter os compostos necessários ou para que sejam encontrados substitutos na alimentação que ajudem na formação muscular.
O nutrólogo também pode minimizar os efeitos colaterais do climatério, período de redução hormonal conhecido popularmente como menopausa. A diminuição da produção de ovários que faz decrescer os níveis de estrógeno e progesterona pode trazer não apenas desequilíbrios de humor mas também complicações como: colesterol alto, hipertensão, osteoporose e acúmulo de gordura abdominal.
A nutrologia é uma especialidade procurada normalmente por pessoas com sobrepeso que desejam emagrecer. No entanto, o acompanhamento é fundamental especialmente nos chamados transtornos alimentares, problemas de fundo psicológico como bulimia, anorexia e obesidade. Além do tratamento da ansiedade é preciso acompanhar o paciente passo a passo até a completa reorganização da sua dieta.
Durante a gravidez é fundamental que o cardápio das gestantes seja cuidadosamente elaborado pelo médico nutrólogo, para evitar doenças como hipertensão e diabetes gestacionais que podem causar complicações no parto. Uma dieta adequada pode ajudar ainda a evitar estrias, inchaço e dores nas costas.
A adequação alimentar pelo nutrólogo pode ainda evitar doenças como hipertensão, diabetes e complicações como pedra nos rins, influenciada por excesso de sal e de proteína; intestino irritado, comum nos casos de intolerância alimentar; e artrite, dores articulares provocadas pelo acúmulo de ácido úrico oriundo de frutos do mar.
Nutrólogo para aumentar a libido
O desejo sexual pode ser estimulado por uma nutrição que incentive o equilíbrio hormonal, rica especialmente em alimentos com Feniletilamina, neurotransmissor cuja molécula se parece muito com a anfetamina e que é conhecido como “hormônio da paixão”. A culinária mexicana, por exemplo, muito conhecida por seus pratos afrodisíacos apimentados pode ajudar a restaurar a libido. O desinteresse na cama também pode ser causado pelo stress, com chances de ser minimizado com a adição de cereais, leite, feijão, castanha-do-pará e vitamina C no dia a dia.