Preenchimento de Rugas

O preenchimento de rugas é um tratamento realizado através de implantes líquidos infiltrativos, com o propósito de repor volume e reduzir linhas de expressão.

Como é realizado o preenchimento de rugas?

Cada sessão de preenchimento não deve ultrapassar o tempo de uma hora e, embora o paciente deva observar alguns cuidados, o paciente pode retornar à rotina tão logo termine o procedimento.

Como atua o tratamento facial com preenchimento?

O preenchimento tem a propriedade de atuar no processo inverso ao envelhecimento natural da pele e tecidos. Ou seja, atua em boa parte dos fatores responsáveis pela flacidez, como perda de elasticidade e sustentação. Isso acontece porque além de repor volumes perdidos, o produto tem a propriedade de estimular naturalmente a produção de colágeno.

Qual produto usado para preenchimento de rugas?

Na maioria dos casos, o produto é o ácido hialurônico, que é aplicado com uma microcânula, uma agulha fina, flexível e sem ponta. Devido ao seu formato, a microcânula distribui uniformemente o produto sob a pele, deslizando entre nervos e vasos, sem causar danos significativos como hematomas. O acesso da microcânula é feito através de um furo com menos de um milímetro, produzido por uma agulha normal e sem deixar cicatriz.

Como se formam as rugas de linhas de expressão?

Os movimentos repetidos pelos músculos da face causam o que chamamos de linhas de expressão, marcas que permanecem mesmo quando os músculos estão relaxados. Isso acontece normalmente na testa, em formas de linhas horizontais originadas de movimentação do músculo frontal; entre as sobrancelhas, caracterizadas por duas linhas verticais que formam as rugas glabelares; ao redor dos olhos, chamadas de periorbitais ou “pés-de-galinha”, entre o nariz e a boca compostas por duas grandes linhas curvas chamadas de sulcos nasogeniano ou “bigode chinês”; e na parte superior da boca, as rugas periorais em formato de “código de barras”.

Como surgem as rugas no rosto?

As rugas são resultado da perda natural do volume de massa muscular e gordura somada a uma diminuição da reprodução celular e dos níveis de colágeno. Uma pele firme, elástica e uniforme só é possível graças a reprodução celular, um processo de substituição de células mortas por saudáveis que acontece continuamente em organismos jovens. Representante de 30% de toda proteína do organismo, o colágeno, um importante componente estrutural produzido pelo nosso organismo, sofre redução anual de 1% a partir dos 30 anos.

Com é a avaliação médica para preenchimento de rugas?

A realização do tratamento de rugas com preenchimento depende de avaliação médica presencial. Durante a consulta o médico irá avaliar as condições físicas e o histórico clínico do paciente para indicar o tratamento ideal, que pode envolver preenchimento, toxina botulínica, laser co2 fracionado, peeling ou uma combinação deles.

Este procedimento também possibilita reduzir grande parte das depressões que se formam no corpo, sejam rugas, cicatrizes de acne, cirúrgica ou acidentais e até mesmo criar volume em regiões com subdesenvolvimento muscular, perda de gordura ou afundamento ósseo.

O preenchimento de rugas tem curto tempo de recuperação quando comparado a uma cirurgia, sendo realizado em ambiente ambulatorial, sem deixar cicatriz e em cerca de uma hora, o tratamento é caracterizado como minimamente invasivo. No entanto, este procedimento só pode ser realizado por médicos devidamente registrados no Conselho de Medicina, utilizando produtos aprovados pela Anvisa e em ambiente com condições ideais de higiene atestadas por alvará da Vigilância Sanitária.

A clínica Leger possui certificação ISO 9001:2008 para realização de preenchimento, bioplastia e procedimentos a laser.